A Sene é uma planta medicinal também conhecida como Chá-de-Sene, Sene-de-Alexandria, Cene, Sena, Seena e Cássia. Inclui as espécies Sene cassia, Sene acutifolia, Cassia marilandica, dentre outras. Pertence a família das Leguminosas.
Usos Tradicionais:
Constipação intestinal, fissura anal, halitose (mau hálito), hipertensão, obesidade, vermes.
Propriedades Medicinais: anti-helmíntico, antibilioso, catártico, diurético, febrífugo, laxante, purgante, vermífugo.
A Sene é usada em muitas preparações laxativas comerciais. A substância sennosides, presente na planta, causa irritação no intestino grosso, causando movimentos peristálticos e libertação de substâncias do intestino.
Usada na medicina popular como líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose.
A Sene é nativa da África tropical. A folha tem efeito mais forte do que as vagens e pode causar cãibras estomacais, náuseas e vômitos. Tais efeitos são prevenidos combinando o Sene com ervas carminativas, como Gengibre e Hortelã.
O uso excessivo pode causar dependência laxativa, desta forma não deve ser usada por mais de dez dias seguidos. Não deve ser utilizada durante a gravidez, lactação e por crianças menores de doze anos, bem como em casos de colite, úlceras, diarréia e hemorróidas.
Preparo do chá: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.