quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aromaterapia



O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma”, significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física. O óleo essencial é utilizado no tratamento e extraído das plantas aromáticas em aplicações no corpo enfermo.
Os óleos essenciais penetram no corpo por inalação e por absorção, pelos poros. Eles nos afetam de três maneiras: farmacológica, fisiológica e psicologicamente.
Após inalados, os sinais aromáticos são enviados ao sistema límbico, no cérebro, e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea a todas as regiões do corpo.
Certos óleos essenciais também têm afinidade com regiões determinadas do corpo e apresentam um efeito equilibrador, sedativo ou estimulante sobre os vários sistemas.
A massagem é considerada como o modo mais eficaz de aplicá-los ao corpo, aumentando o potencial de cura da aromaterapia.
As propriedades medicinais dos óleos essenciais e o poder terapêutico do toque se combinam para formar um potente tratamento de cura. A massagem pode ser relaxante ou energizante, pode acalmar o sistema nervoso ou ativar os sistemas circulatório e linfático para melhorar o desempenho físico e o mental. Entre os benefícios da massagem, destacam-se o alívio da dor e da tensão dos músculos retesados e exauridos e a elevação do ânimo. Quando não for possível incluir uma massagem em seus tratamentos aromáticos em casa, use um dos outros métodos, como, inalações a vapor, banhos, compressas, cremes, loções, gel, gargarejo, bochechos e escalda pés.

Daremos dicas sobre o uso dos óleos essenciais no decorrer da semana. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário