sexta-feira, 15 de julho de 2011

Arquitetura e design sustentáveis: sem preconceitos


Chiaki Karen Tada

Em arquitetura e design, é preciso despir-se de preconceitos para acolher e adotar formas diferentes de tratar materiais novos ou já existentes. Diálogo com clientes e fornecedores e muita criatividade e atitudes inovadoras fazem parte desse processo. Essas foram algumas das ideias destacadas durante bate-papo realizado ontem na Editora Abril, com a participação de especialistas na área.
O encontro, que contou com a presença dos arquitetos Marcelo Aflalo e Ana Lucia Siciliano e da designer Adriana Yazbek, é parte das comemorações dos dez anos do Prêmio Planeta Casa, que dá reconhecimento aos melhores projetos sustentáveis dessas áreas. A premiação é organizada pela revista Casa Claudia, e atualmente conta com o apoio do movimento Planeta Sustentável.
Com a mediação de Pedro Ariel, diretor de redação de Casa Claudia, os profissionais falaram de como a sustentabilidade é incorporada em seus trabalhos e responderam a perguntas e comentários dos presentes. Marcelo Aflalo, por exemplo, falou do uso da madeira em construções, mostrando experiências pessoais e no exterior.
Ana Lucia Siciliano abordou a necessidade de se preocupar com todo o processo produtivo da obra, da origem dos materiais à destinação de resíduos. E Adriana Yazbek falou da aliança entre reciclagem, beleza e cor, usando como exemplo sua experiência com catadores que viviam em um albergue, em São Paulo.
Os três ainda fizeram um balanço dos dez anos do Prêmio Planeta Casa e de como a questão da sustentabilidade evoluiu dentro de suas áreas de atuação. 
Este encontro também foi uma espécie de “aquecimento” para o Prêmio Planeta Casa 2011, que acontece em outubro. As inscrições, abertas em seis categorias, encerram-se hoje, dia 15 de julho!

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaemacao/arquitetura-design-sustentaveis-preconceitos-295551_post.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário